Monday, July 18, 2005

tirando manchas tecidos e roupas

- as manchas de suor sairão da roupa se ela for mergulhada em água com sal antes da lavagem

- manchas de mofo nos tecidos saem fervendo a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio, na proporção de 2 colheres (chá) para um litro de água.

- manchas de café, lave com água morna e glicerina.

- manchas de ferrugem, use suco de limão e água morna.

- pó facial e base, retira-se com vinagre branco. se op tecido for de seda, faça-o com água oxigenada de 20 volumes.

- blush, retire com álcool puro. se rebelde, com algodão embebido em éter, deixe atuar uns minutos, repasse com um pano úmido. se a mancha é reticente, passe vasellina líquida e logo lave-a.

- manchas de vela nos tecidos, passar a peça entre duas folhas de papel pardo (tipo saco de pão).

- manchas de punho e golas: umedeça a gola e os punhos e esfregue sobre eles sabão em barra. Deixe uns minutos e passe lixa de unhas sobre o local. Enxague e lave todo o tecido.

- manchas de batom, lave com benzina

- manchas de tinta esferográfica em roupas, use spray de cabelo.

- manchas de café em algodão branco: umedeça com água oxigenada e logo em seguida lavar com sabão em barra.

Dicas de informática

Achei um site com dicas de informática bem completinho.
Nesse site tem

- pesquisa de preços de produtos de informática,
- fórum tira-dúvidas sobre programas e problemas de hardware,
- manuais de instruções de programas, placas e periféricos (se você perdeu o seu, é só baixar),
- programas para download,
- cursos de informática on-line gratuitos,
- links para os diversos fabricantes de placas e outros dispositivos de hardware,
- diagrama de cabos de rede: diagrama de montagem de cabos de rede direto e crossover
- compartilhamento de conexão de internet com AnalogX Proxy : instalando e configurando o AnalogX Proxy para compartilhar sua conexão de banda larga
- LG GSA-4160B DVDRW 16X: Algumas informações sobre o novo modelo da LG
- memórias RAM: algumas definições, características e diferenças dos tipos de memórias RAM
- compartilhamento de conexão de rede com ICS (internet connection sharing): como configurar o componente Internet Conection Sharing para compartilhar sua conexão com a internet.
- rippando DVDs: transformando DVDs em Arquivos. (AVI, VCD, Etc)
- memórias DDR: informações sobre memórias DDR
- como transformar filmes DivX em DVD: tutorial ilustrado com todos os passos para ajudar na execução!
- recuperando um CD danificado: algumas dicas para recuperar CDs que não estão conseguindo ser lidos.
- informações sobre VCD
- e muitas outras dicas...

Abaixo vai o link:
http://www.boadica.com.br/

Clarear roupas que ficaram encardidas

Para clarear roupas brancas de algodão que ficaram amareladas ou encardidas, sem ter que usar água sanitária experimente os seguintes processos:
1) Numa água de anil, misture uma parte de terebintina e três de álcool, ou uma grama de sal de amônia.
2) Molhar primeiramente a roupa, e depois colocar na seguinte solução: 1 colher de amônia, 1 de terebintina ou aguarrás, e 200 gramas de sabão em pó (dissolvido em água fervente); acrescente água fria, misture tudo e deixe a roupa assim de molho por 4 horas. Depois enxaguar.
3) Ferver a roupa, colocando na água da fervura suco de limão.
4) As roupas brancas ficarão mais bonitas se mergulharmos um saquinho contendo cascas de ovos esmagadas, na água em que forem ensaboadas.

Pequenos truques de cozinha

- O filtro de papel para café também são ótimos para coar o óleo usado em frituras.

- Medir ou pesar corretamente ingredientes é a chave do sucesso de uma receita, os ingredientes secos só devem ser medidos depois de peneirados.

- Se a comida salgou, não se alarme. Pingue algumas gotas de limão e deixe fervendo um pouco mais. Acrescentar uma colherinha de açúcar e outra de vinagre também resolve. No caso de ensopados ou pratos com molho, coloque uma batata sem casca para cozinhar junto e acrescente um pouco de água. Abatata 'chupa' o sal e um pouco da água.

- Queimou a comida? Cubra a panela com um pano e coloque-a em um recipiente com água fria por 10 minutos. Depois mude o conteúdo de panela. A mudança de temperatura faz o gosto desaparecer.

- Para que os pastéis fiquem sequinhos coloque na massa 1 colher (café) de vinagre.

- O fato de seus convidados estarem um pouco atrasados para o jantar não tem grande problema. Mas e o suflê que já está no forno? Sua aparência, é claro, não resistirá por muito tempo depois de pronto. Faça o seguinte: assim que estiver cozido, proteja-o com papel de alumínio e deixe no forno (que ainda estará quente), mas com a portinha aberta.

- As panquecas ficam mais leves, quando se acrescentam algumas colheres (de sopa) de cerveja à mistura.

- Água quente: agrega-se uma colherinha de sal grosso na água fervente, isso a manterá quente por um espaço longo de tempo.

- Quando for utilizar creme de leite fervido, use uma colher de fermento em pó para o creme de leite não talhar.

- Para que o mel não grude na colher, molhe-a antes com água quente.

- Para que a massa de pastel fique mais fácil de abrir, use leite em vez de água, manteiga em vez de banha e uma gema no lugar de um ovo inteiro.

Para tirar cheiros das mãos

Para tirar o cheiro da CEBOLA das mãos, esfregue-as com salsa cortada.

para tirar o cheiro de ALHO das mãos, esfregue com talo de salsa.

Para tirar o cheiro da ÁGUA SANITÁRIA das mãos, esfregue-as com um pouco de leite, ou então borra de café, ou ainda vinagre.

Para tirar o cheiro de PEIXE das mãos, lave-as com vinagre ou água e sal.

Outra forma de tirar o cheiro de alho, cebola ou água sanitaria das mãos é esfregar uma colher de aço inoxidável nas mãos sob água corrente.

Açúcar de confeiteiro: como fazer

Você está seguindo uma receita super-legal e de-repente nota que a receita precisa de açúcar de confeiteiro e você só tem açúcar refinado em casa. Não se desespere.

Para conseguir açúcar de confeiteiro caseiro, basta bater o açúcar refinado no liquificador.

: )

fácil, né?

Caixas d'água: características de cada material

Do fibrocimento aos plásticos e aço inox, existem diferentes opções de reservatórios de água. As principais características de cada material são:

FIBROCIMENTO OU CIMENTO-AMIANTO - a união da fibra do amianto com o cimento forma uma rede resistente e compacta que se molda em diversas formas: retangular, redonda ou cilíndrica. Entre as vantagens apontadas pelos fabricantes estão o baixo custo, durabilidade e isolamento de luminosidade, além de permitir a instalação dentro e fora da casa. As capacidades variam de 250 a 1.000 litros.

PLÁSTICO TIPO POLIETILENO - mais leve que o fibrocimento, é atóxico e resistente a impactos. Porém, sua durabilidade diminui quando exposto às intempéries. Alguns modelos recebem um aditivo para torná-los mais resistentes aos raios solares. Suporta água em temperaturas de até 50ºC. As capacidades são de 310, 500 e 1.000 litros.

PLÁSTICO TIPO POLIPROPILENO - atóxico e leve, o polipropileno é um plástico mais delicado que o polietileno. Para ser usado como reservatório, deve ser do tipo alto impacto, ou seja, receber um aditivo para torná-lo mais resistente. Pode ser utilizado para água quente, desde que seja instalado em lugar fechado. As capacidades são de 350, 475 e 1.000 litros.

SMC - uma mistura de plástico e fibra de vidro, este material é semelhante aos utilizados em piscinas e reservatórios de grande capacidade. Reúne as vantagens da resina plástica com a alta resistência da fibra de vidro. Não é poroso, facilitando a limpeza, uma vez que não absorve sujeiras. As capacidades são de 250, 500 e 1.000 litros.

AÇO INOXIDÁVEL - o material não libera substâncias corrosivas, tem alta durabilidade e suas paredes lisas não acumulam sujeira, o que o torna muito eficiente para este uso. O material utilizado normalmente é o aço inox 304, capaz de suportar altos índices de poluição. Uma desvantagem é o preço, o mais caro do mercado. As capacidades são de 500, 1.000, 1.700, 3.000 e 5.000 litros.


Fonte: Revista Arquitetura & Construção - dez/95.

Como limpar o seu tapete ou carpete

Para tirar mancha de vela que pingou no tapete ou carpete:
Retire o excesso de parafina com uma faquinha. Depois pegue um pedaço de tecido de algodão e passe à ferro em cima da mancha. Aos poucos o algodão vai absorvendo a parafina. O restinho que fica no tapete retire com removedor.

Como limpar a seco o seu tapete ou carpete:
Para renovar o tapete ou carpete de modo barato, espalhe fartamente sobre ele bicarbonato de sódio. Deixe 15 minutos e depois passe o aspirador de pó. Dessa maneira o tapete ficará livre dos odores e você terá afastado os insetos.

Para tirar marca de móveis dos tapetes e carpetes:
Os pêlos afundados por causa das marcas dos móveis saem facilmente se você colocar gelo nas depressões e deixar o gelo derreter. Em seguida passe o aspirador.

E se você precisar recolocar os móveis num carpete recém-lavado (ainda úmido):
Coloque rodelas de papel alumínio sob os pés dos móveis.

Formigas

Há quanto tempo você briga com as formigas? As formigas que vivem dentro de casa e atrapalham a vida da gente são pragas: formiga Argentina, Lavapé, Fantasma, Carpinteira e Faraó.
O pior, é que só cinco por cento delas saem dos ninhos para buscar comida. Sempre são as mais experientes. Os 95% restantes nem são vistas dando bobeira. Elas ficam executando as tarefas dentro da colônia. Esse é um dos motivos pelos quais é tão difícil acabar com as formigas caseiras. Principalmente com as tradicionais armas químicas. Elas somem com o cheiro e depois voltam. Quando você joga um spray, mata o que está do lado de fora. As de dentro percebem o cheiro e infestam locais não infestados. Para sobreviver num ambiente hostil, o inimigo nosso de cada dia desenvolveu estratégias sofisticadíssimas: diminuiu de tamanho para poder passar em qualquer bloqueio; ao invés de uma rainha por ninho, deslocaram várias para assegurar a reprodução; por fim, se tornaram muito mais agressivas, não tolerando outras espécies de formigas.
Para minimizar o problema, algumas dicas podem ajudar.

Para evitar a infestação em casa:

- Evitar que farelos e restos de alimentos caiam no chão;
- Louça suja não deve ficar de um dia para o outro na pia;
- Aparelhos eletrônicos que possuírem ninhos devem ser abertos e retirados mecanicamente, sem o uso de produtos químicos;
- Consertar falhas na estrutura da casa como rachaduras e frestas de azulejos.


Para diminuir o número de formigas:

- Marque com uma caneta, todos os buracos onde você ver a formiga entrando. Faça uma mistura de água com detergente e injete, com a ajuda de uma seringa, em todos os buracos que você marcou.

- Inseticidas em spray não funcionam com as formigas pois elas percebem o cheiro e fogem para um local bem seguro onde possam proteger as demais formigas. Isso piora a situação, pois elas se espalham em grupos, dividindo a colônia. As formigas Lavapés que vivem no jardim são benéficas, pois se alimentam de outros insetos, protegem as plantas e limpam o jardim.


Depois de diminuir a infestação:

O melhor meio de afastá-las é fazer um sachê com cravos-da-índia e colocar próximo ao açucareiro, no armário infestado onde elas costumavam aparecer. Formigas odeiam esse cheiro.

Uma coisa é fato: é impossível acabar de vez com todas elas.

Tire o cheiro de comida da casa

Sabe aquele cheirinho que fica depois que você cozinhou o dia inteiro? Veja as dicas para se livrar dele.

Na cozinha
- Ferva algumas rodelas de limão num pouco de água, desligue o fogo e deixe na panela até esfriar. Você vai ver como aquele cheiro de gordura vai embora.

- Você pode também ferver alguns paus de canela ou cravo.


Na casa
- Apague a lâmpada do seu abajur, espirre um pouco do seu perfume preferido, depois acenda novamente a lâmpada. O cheiro do perfume se espalhará pela sua casa de uma maneira bem suave.