Tuesday, February 16, 2010

Tirar cola de adesivos ou etiquetas de vidro ou inox

Ontem fui no supermercado e comprei, por uma bagatela, uma linda panelinha de inox com tampa de vidro. Linda! Foi paixão à primeira vista. Quando cheguei em casa, tirei ela da caixa e vi que o fabricante havia colocado uma enorme fita adesiva para manter juntas a tampa e a panela. Tirei a fita com todo o cuidado, mas, para meu desespero, a fita saiu e a cola ficou. Lavei a panela com o lado macio da esponja e a cola continuou lá. Lembrei, então, da dica de uma amiga para tirar resíduo de cola daqueles copinhos decorados de requeijão: passar acetona.
Isso mesmo: embebi um algodão em acetona e passei na tampa e na lateral da panela. Sem esforço, sem esfregação: fácil, fácil. Depois é só lavar com água e sabão para tirar a acetona e pronto!

25 comments:

Ana said...

A benzina é ainda melhor que a acetona com a vantagem de nunca estragar nada. A acetona quando aplicada em materiais frágeis pode manchar e estragar.

Altair de Almeida Costa (Tachinha) said...

Parabéns pelo Blog. Coloquei-o na minha lista: enfrades.blogspot.com
Se puder coloque o endereço do meu na sua página. Veja, também, a minha página: www.gregoriano.org.br onde coloquei o seu endereço na Portinha do Tachinha, em Utilidade. Um abraço.

Anonymous said...

Nossa, arrasou! Minha geladeira estava cheia de resto de cola de fita adesiva, desde quando tinha chegado da loja, e eu já tinha tentado de tudo e nada! A acetona removeu rapidamente. Obrigada pela dica!

Aline said...

essa dica é muito boa, a 2 semanas estava com a marca da etiqueta na minha geladeira de INOX e fiquei com medo de passar algum produto e manchar, até porque o fabricante orienta a não utilizar nenhum, mas passei a ACETONA com um pouco de medo e removeu tudo, depois passei correndo um pano com alcool para remover o residuo de tudo e prontooo....amei a dica!

"Internet, esse meio de comunicação é maravilhoso"

Anonymous said...

Funciona mesmo!

Mas tem que ser rápido, assim que a cola começar a derreter, você passa um pano húmido para tirar o resíduo. No final, você pode dar uma polida no local!

Fica 10!

Anonymous said...

Oi Gente,

Também fiqei com medo de manchar a porta da geladeira de Inox. Entao passei primeiro a acetona na letaral assim só pra testar. Como não consegui ver mancha, passei na porta pra tirar o resíduo de cola. Esfreguei com algodão e deu certo, apesar de ainda ter ficado marca das bordas do quadrado do adesivo. Mas a cola saiu.

De qualquer forma, até q deu certo retirar a cola.

Obrigada!

Maga said...

muito boa a dica... thanks!!!

Anonymous said...

Testada e aprovada!
Fernanda

emma said...

Muito legal !!! Funciona mesmo.
Depois poli com pasta de polir da TRAMONTINA. Ficou excelente !!!

P.Albernaz said...

Muito boa dica! O melhor é usar algodão pra passar! =)

Cidric said...

mas i melhor de tudo pra remover cola de etiqueta é óleo de cozinha....não fica nenhum resíduo . podem provar!

Anonymous said...

Aprovadissimo! Obrigada! Moro fora do Brasil e tentei de tudo! vC me ajudou e mto!

Anonymous said...

Estou com a bandeja acrilica do meu chefe e ele me pediu para retirar os adesivos de entreda, processamento e saida. Quando tirei os adesivos ficou a cola, então pesquisei na internet e encontrei a solução no seu blog. Infelismente não tenho acetona aqui no trabalho e preciso entregar logo a bandeja pra ele. Resumindo: fiquei tentando uma pancada de coisas e fiz uma descoberta, BORRACHA ESCOLAR. Essas brancas que a gente apaga borracha, começei a esfregar a borracha e está saindo tudo. Bjos.

Look Total said...

Muito bom a acetona,obrigada,não sabia o que fazer para retirar a etiqueta do tabuleiro inox.

Kalline Widelle said...

Adorei a dica! Deus super certo. :)

ClaudiaMuniz Silva Justino de Freitas said...

Comprei talheres de inox e estavam cheios de cola nos cabos, segui as dicas e deu certo ,muitooo obrigada!

Anonymous said...

Excelente dica, consegui tirar rapidinho a cola da gavetinha de inox da churrasqueira. \o/

Anonymous said...

Acabei de testar, funciona perfeitamente, obrigada

Anonymous said...

Gratidão por compartilhar a dica, e pelos comentários com mais dicas!!

No meu caso a acetona não serviu bem.

Estou tentando tirar a cola que fica depois de tirar os rótulos de diversos vidros de alimentos (conservas, doces etc.).

Então, apenas nos casos em que o rótulo estava colado com adesivo tipo transparente é que a acetona funcionou razoavelmente bem.

Em geral, notei que a acetona reage com a cola, mas nos demais casos não tem quase nenhum efeito.

Tentei também a dica da borracha. Funcionou, mas é trabalhoso.

Já o óleo de cozinha, foi ótimo!!
Usei o óleo de cozinha que tinha aqui (girassol), e ele reage bem com as colas e dissolve totalmente.

Depois é normal: só lavar com sabão para tirar o óleo.

Quanto mais grossa for a cola, mais tem que esfregar (estou usando papel higiênico, mas acho que qualquer coisa, algodão etc. funcionaria). Ou, se der para raspar o excesso antes, facilita muito.

Valeu pelo empenho de compartilharem suas dicas!!

Anonymous said...

Acabei de usar na minha geladeira. Super certo, fácil e sem manchas. Obrigado pela dica.

Anonymous said...

Duas dicas para tirar cola de utensílios que vem com etiquetas coladas.Usar WD40 que é feito de óleo de peixe. Não tem perigo.
Ou usar azeite. Tanto o WD40 como o azeite passar com pano macio ou guardanapo de boa marca. Isso evita riscos no utensílio.

Giovana Torres said...

Ótima a dica!! Da um medo de tentar e estragar, mas funciona mesmo!! Podem confiar ;) Obrigada pela dica!!

Anonymous said...

Também fiquei com medo de manchar a geladeira inox. Mas como confiei diante dos inúmeros comentários positivos, aqui vai mais um: dá certo mesmo.

Anonymous said...

Segui a dica do óleo de cozinha para tirar do aço escovado e deu super certo! Usei guardanapo de papel, depois limpei com algodão e detergente. Muito obrigada.

Lilian RODRIGUES ALMEIDA said...

Tentei retirar da minha panela inox os resíduos com óleo conforme orientação mas, tive muita dificuldade, acho que por meu óleo ser de canola e não de girassol como sugerido. Tentei então com azeite e ficou muito bom. Obrigado a todos pelo ato de compartilhar dicas tão úteis.