Tuesday, December 31, 2013

Limpeza de final de ano

Fim de ano é época de renovação, de rever o que passou e planejar o que vem pela frente.

Vamos lá. Nossa casa também precisa de uma renovada e para isso vamos torná-la mais leve com uma limpeza básica de fim de ano.

- Guarda roupas
Dê uma revisada nas roupas que não usa mais, seja porque não gosta mais, seja porque não serve mais ou por qualquer outro motivo. Doe, descarte ou venda. Se não usa, não há razão para continuar guardando.
Não precisa botar o guarda roupas abaixo: estamos no verão, revise as roupas que estão ao seu alcance. No inverno tem a campanha do agasalho e você vai ter oportunidade de fazer mais uma boa revisada no seu guarda roupas.
Isso vale também para os calçados.
Revise também a gaveta de roupas íntimas e meias: calcinha furada, meia sem par e sutiã com aro torto não devem atrair coisas boas para você. :)
Aproveite para passar um pano e tirar  pó.

- Banheiro
Dê uma olhada boa nos seus potes de xampu, hidratantes, maquiagem, esmaltes e outras coisas. O que estiver fora da validade vai pro lixo. Potes vazios também. O que estiver no finalzinho, se obrigue a usar logo pra acabar.
Não há porque ter três frascos de xampu, dois de condicionador e mais vinte potes de coisas desconhecidas no balcão do banheiro.
Tente se educar para usar até o fim antes de abrir o próximo: isso ajuda na organização do banheiro e do orçamento.
Aproveite e dê aquela limpeza rápida no banheiro.


- Geladeira
Esse período de festas costuma entupir a geladeira com sobras, que correm o risco de ficarem esquecidas no fundo da geladeira. Dê uma boa olhada na sua geladeira e se planeje para aproveitar as sobras. O que não estiver em condições de ser comido deve ser encaminhado para o lixo.
Aproveite e passe um pano úmido no interior da geladeira e lave o gavetão.

- Armário da cozinha
Potes sem tampa, panela sem alça, louça de porcelana lascada ou quebrada e coisas que estão no fundo do armário e que você não tem nem coragem de olhar devem se doadas, descartadas ou vendidas. Repetimos o refrão: se não usa, não há porque guardar.
Isso vai abrir espaço para aquela panela linda que você queria comprar, mas não tinha onde guardar.


- Sala
O natal já passou. Então já dá para guardar parte da decoração de natal. Não estou dizendo pra tirar tudo: deixe a árvore e a guirlanda na porta de entrada, mas tire os móbiles, enfeites de mesa e outros badulaques.
Aproveite para revisar sua decoração de fim de ano:  há itens que você não usou neste ano? Tem intenção de usar futuramente? não há motivo algum para continuar guardando aquela faixa com os dizeres "Feliz 2011" ou aquele anjinho  de porcelana com a asa quebrada.


- Contas
Verifique as contas a pagar. Marque no seu celular/agenda os vencimentos das contas como IPTU, IPVA, seguro e outras contas anuais que podem ser esquecidas no meio da correria do dia a dia.
O que já puder ser pago ou programado para débito na conta não deixe para depois: uma coisa a menos para se preocupar.


- Agenda
Mesma sugestão que dei para as contas, serve para outros compromissos. Marque no seu celular/agenda os aniversários, datas importantes, data para marcação de consultas (você esqueceu de ir no dentista/dermatologista/ginecologista em 2013, não repita esse erro em 2014, cuide-se).
Você se esqueceu de novo de comprar presente de natal para aquela sua tia que sempre traz um presente bom pra você? Não passe por esse constrangimento de novo: marque no seu celular para 01/12/2014 comprar presente para a tia e sinta-se aliviada.
Se você quer estar preparada para datas especiais, agende as providências a serem tomadas com antecedência.



Bom fim de ano pra vocês e que 2014 seja leve e feliz! :)