Sunday, May 19, 2013

10 hábitos para ter uma casa limpinha


1. Faça sua pia brilhar.

Pesquisando sobre organização encontrei um método com o nome de Flylady e o primeiro passo deste método é "faça sua pia brilhar". Não fui muito além disso no método, mas ele parece bastante interessante. De qualquer forma, a ideia de brilhar a pia todas as noites é um ótimo começo. Toda noite, tire cinco minutinhos para limpar sua cozinha: lave, seque e guarde toda a louça (ou coloque na lava-louças, se tiver), passe um pano na bancada e lave sua pia para deixa-la brilhando.

2. Lave roupas (quase) todos os dias.

Em vez de esperar até o fim de semana e lavar várias máquinas de roupa, tenha o hábito de lavar roupa com maior frequencia.
Em casa em que moram quatro ou mais pessoas todo dia tem uma máquina cheia de roupa para lavar, e as roupas parecem que se reproduzem nos cestos de roupa suja se nos damos um dia folga da lavanderia.
Aqui em casa somos apenas eu e minha filha, então lavo roupa três a quatro vezes por semana. Assim que chego do trabalho, ponho as roupas para lavar. Enquanto a máquina lava, recolho o que está no varal, dobro e guardo. Quando a máquina termina de lavar, o varal já está liberado. No final de semana não tem roupa para lavar e nem pendurada no varal.

3. Separe a correspondência assim que recebê-la.

Cheque sua caixa de correios diariamente. Assim que entrar em casa separe o que é lixo do que precisa ser verificado (contas e outras correspondências importantes). Jogue o lixo no lixo e processe os demais papéis (agende o pagamento das contas, arquive o que precisa ser arquivado, responda o que deve ser respondido).

4. Tenha um lugar para cada coisa.

Cada coisa deve ter o seu lugar e é lá para onde elas devem ir. Deve-se designar um lugar visível e acessível para as coisas importantes (contas a pagar, por exemplo) e de uso frequente (chaves, celular e bolsa). Se cada coisa tem seu lugar, fica mais fácil manter o espaço organizado.
É bom ter pelo menos uma gaveta para 'coisas aleatórias'. Normalmente, o que vai parar nessa gaveta é lixo e, então fica mais fácil saber por onde iniciar um 'destralhe'.

5. Jogue o lixo fora.

Jogar fora o lixo parece simples, não parece? Mas quantas vezes você (ou alguém da sua família) tirou algo da embalagem e deixou a embalagem na mesa da sala? Ou algum dia você tirou a etiqueta da roupa e deixou na prateleira do guarda-roupas em vez de jogar no lixo? Em vez de 'deixar para depois', jogue o lixo no lixo imediatamente.

6. Ajeite sua casa toda noite.

Acordar de manhã com uma casa limpa e arrumada pode fazer você começar o dia mais bem humorado e produtivo. Tire dois minutinhos antes de dormir para dar uma 'ajeitadinha' na casa. Não é para fazer faxina: apenas cate o que estiver jogado e ponha no lugar certo. Você verá que este pequeno hábito faz uma grande diferença.

7. Crie uma rotina de limpeza.

Você pode determinar um cômodo para limpar (ou tarefa a ser feita) por dia da semana ou fazer tudo no sábado. Isso é opção pessoal, mas seja qual for sua escolha um planejamento do que deve ser feito ajuda muito. Como em outros campos da vida, um planejamento encoraja, motiva e ajuda você a alcançar seu objetivo.

8. Seja minimalista.

Reduzir tralha é reduzir estresse. Você terá menos coisas para limpar, menos coisas para pôr no lugar, menos coisas para manter. Você poderá até morar em uma casa menor! Ou pelo menos não ficar mais com a sensação de que PRECISA se mudar para uma casa maior. (meu caso: saí de um apartamento de 90 m2 e fui morar em um de 45 m2 e tenho a sensação de ter mais espaço agora!)

9. Faça uma coisa de cada vez.

Às vezes a lista do que fazer parece não ter fim. Tanta coisa para arrumar, consertar, trocar, construir, melhorar... Quando estiver nesta situação, escolha um item de sua lista e faça. Mas faça até que o serviço esteja concluído. Se for uma tarefa muito grande, divida em partes e se programe para completar cada parte no tempo que for necessário.

10. Tenha uma gaveta da bagunça.

Sim, uma casinha arrumadinha e limpinha sempre tem uma gaveta da bagunça. É lá que ficam aqueles itens que a gente ainda não sabe onde guardar ou está com certa pressa e simplesmente quer jogar em algum lugar.
Uma gaveta da bagunça facilita a vida e se mantém discreta e sua desarrumação. :)
É bom verificar o conteúdo desta gaveta periodicamente porque é aí onde vão parar boa parte dos itens que devem ser descartados!