Friday, November 07, 2014

Preparação para Natal e Ano Novo

Estamos em novembro, hora de começar a pensar a se preparar para o Natal e fim de ano.

Esse período de festas é sempre uma época turbulenta para quem não se prepara com antecedência.

Vamos ver o que precisa ser feito para chegar lá com toda tranquilidade e poder aproveitar as festas e feriados:

Natal
Decoração
Agora em novembro, já dá para desencaixotar e tirar o pó dos artigos de decoração natalina. Ver o que está bom e o que deve ser descartado e adquirir/fazer o que falta para dar uma renovada, se necessário.

Presentes e cartões
Tenho presenteado cada vez menos no Natal. Nos ultimos anos, e nesse também será assim, presentearei apenas meus padrinhos, pais, irmãos, minha filha e minha sogra (8 pessoas). Vou participar do amigo secreto do trabalho e minha filha participa do amigo secreto da escola e da aula de dança (mais 3 presentes).
Aquele negócio de comprar presente para os primos, tios, vizinhos e amigos não cabe mais no orçamento. Dar bugiganga pra todo mundo também não vale a pena: prefiro presentear poucos, mas presentear bem.

No caso dos meus pais e irmãos, em alguns anos eu não dou presente individual: faço uma cesta com vinho, champanha e guloseimas finas e todo mundo está bem presenteado.

A minha filha normalamente não me pede presente caro: um jogo novo  para o tablet (que pode ser gratuito ou por menos de R$5,00), um passeio ou uma peça de roupa/calçado (que eu já compraria mesmo que ela não pedisse). Apenas quando tinha até 4 anos ela pedia brinquedos caros (Barbie recém lançada ou o brinquedo da moda), mas depois acho que desencantou ou talvez por não se interessar mais tanto pela TV acaba não sofrendo tanta influência.

Para os que moram longe, você pode mandar um cartão ou presente pelos correios. Já é bom verificar se você tem os endereços completos e atualizados das pessoas que você quer presentear.


Doações
Nessa época do ano, há muitos postos de coleta de doação de brinquedos e alguns de roupas.
É bom já deixar o que vai ser doado separadinho e procurar os postos de coleta de doações.

Nos Correios, é possível atender aos pedidos de crianças que mandam suas cartinhas para o Papai Noel.

Pode-se também procurar a creche do bairro ou associação de moradores de alguma comunidade carente próxima.


Fim de Ano
Festas
Se você está pensando em passar a virada de ano em outra cidade e vai precisr hospedar-se, já passou da hora de fazer sua reserva. Mas, ainda pode ser que encontre hotel vago se não for em algum lugar muito badalado.
Não deixe para fazer isso uma semana antes de viajar. 


Se você não vai hospedar-se em hotel, mas vai ficar na casa de amigos ou parentes é bom já combinar com os anfitriões data e horário dechegada e o que será necessário levar (se será necessário levar barraca, roupa de cama ou banho, prato ou ingrediente para ceia, bebida, etc.)

Se você vai receber, é bom já verificar se tem tudo o que necessita para receber as pessoas (de colchão e toalhas a comida e bebida) e combinar com seus hópedes o que devem trazer para colaborar e fazer sua estadia ficar mais confortável.



Contas
Não é porque você recebeu o 13o que poderá gastar ele todo.
Lembre-se que no início do ano tem as despesas de IPTU, IPVA, matrícula e material escolar.
Assim, é bom já fazer as contas e cortar onde pode ser cortado, se necessário.

As festas de fim de ano e os presentes para os familiares devem trazer apenas alegria para quem recebe e para que dá. Se eles trouxerem dor de cabeça, não vale a pena.





Bem, acho que é isso.
Boas festas :)