Wednesday, March 23, 2011

Organizando o tempo

Estou tentando organizar meu tempo para me cuidar melhor e deixar a casa mais ajeitadinha (nos últimos meses deixei tudo - rotina, casa, vida - virar um caos total).

Andei procurando no Google sobre como se organizar (casa e tempo) e encontrei diversos sites. A grande maioria indicava a mesma solução para se livrar do caos e ter uma vidinha mais organizada: formar uma rotina e começar aos poucos.

Com esse pensamento dei uma olhada no método Fly lady. Elas começam por brilhar a pia e depois vão seguindo por outras tarefas pequenas até chegar ao ponto de você ter uma rotina da manhã e uma rotina da noite que permitem manter a casa organizada. Há também o conceito de baby steps, que diz que você deve seguir seu ritmo para não desanimar e só acrescentar novas tarefas quando as outras já foram automatizadas. As sugestões de rotina não me agradaram muito (não me importo de deixar um pouquinho de louça na pia para o dia seguinte e algumas outras coisas simplesmente não se encaixam no meu dia a dia) - acho que são muito direcionadas para donas de casa, mas a leitura sobre o método me foi muito útil.

O que aproveitei do método é idéia de ir tornando automáticas certas tarefas. Por exemplo: para mim é automático acordar, lavar o rosto e escovar os dentes para só depois começar o dia. Depois que comecei a usar lentes de contato, acrescentei "pôr as lentes" no meu piloto automático do início da manhã. Nem percebo que estou fazendo essas coisas porque está no automático. A idéia do método é colocar tarefas simples como lavar a louça e arrumar a cama no piloto automático e quando alguma tarefa já está automatizada, acrescenta-se outra até que seu dia esteja organizado o suficiente para sobrar tempo para você. A idéia da possibilidade de sobrar tempo é o que mais me agrada.

Montei uma listinha com as tarefas que quero automatizar na minha rotina. Por enquanto estou com poucas tarefas seguindo o conceito de baby steps.

Rotina da manhã:
5:30 - higiene pessoal (lavar rosto, escovar os dentes, pôr a lente) e tomar café.
5:45 - exercício (faço abdominais, alongamentos, pedalo e/ou exercícios localizados para braços e pernas dependendo do meu humor - não sou rigorosa com o tipo de exercício o que importa é fazer pelo menos 15 minutos de atividade física nesse horário).
6:10 - arrumação da casa (diariamente tem louça e roupa para serem lavadas e/ou passadas, o tempinho que sobra dá para passar pano no banheiro, na cozinha ou na sala ou varrer todo o apartamento, tirar o pó de algum ambiente ou dar uma organizada geral dependendo do que estiver mais urgente).
6:40 - pára tudo porque está na hora do banho.
7:00 - preparar café da manhã da minha princesinha e acordá-la para comer e se arrumar para ir para a escola.
enquanto ela toma café, eu verifico se a mochila está em ordem, tomo um segundo café (normalmente fruta, para dar o exemplo) e arrumo minha marmita (almoço) para levar para o serviço.
7:35 - vestir-se e vestir a pequena para sair e efetivamente começar o dia.
7:50 - sem mais delongas, tenho que estar na porta do prédio indo em direção à escolinha.