Thursday, September 01, 2005

Produtos de limpeza caseiros: água sanitária

Para você fazer Água Sanitária com grande poder de clareamento e limpeza, separe os seguintes ingredientes :

- 1/2 litro de cloro
- 3 litros de água
- 1 colher de sopa de barrilha (encontra em casas de produtos químicos)

Dissolva bem a barrilha no cloro. Junte a água, misture mais e coloque tudo dentro de um recepiente de plástico. Feche bem e deixe de um dia para o outro antes de usar, assim a água sanitária tem tempo para descansar bem.

7 comments:

Anonymous said...

O Cloro é obtido por meio da eletrólise (decomposição de substâncias por eletricidade) da solução de Cloreto de Sódio (sal comum) e água. Sua forma inicial é de gás, mas após ser comprimido a baixa temperatura, transforma-se em um líquido claro de cor âmbar. E é nesta forma que chega às estações de tratamento de água e às industrias, que o utilizam como matéria-prima para o branqueamento de celulose, fabricação de PVC e de produtos para o tratamento de piscinas. O cloro é também utilizado como matéria-prima na produção de Cloreto de Hidrogênio, Ácido Clorídrico, Dicloroetano e Hipoclorito de Sódio.

O Hipoclorito de Sódio (“hipo”) é um produto obtido a partir da reação do cloro com uma solução diluída de soda-cáustica. O produto comercial, utilizado somente pelo setor industrial – como na fabricação de desinfetantes para indústria de alimentos -, é uma solução líquida que contém de 10% a 13% de cloro ativo

Eliel Martins said...

Sabe me informar se posso substituir o cloro liquido por cloro granulado (tipo de piscina) na produção de agua sanitaria? Qual a quantidade que uso?

Isadora said...

Também gostaria de saber se poderia ser com o cloro em pó!!
Agradeço desde já!

Grixx said...

Imagino que o cloro em pó ou granulado possa ser utilizado em substituição ao cloro líquido. Mas não sei dizer a quantidade.

Anonymous said...

a qumridade e 1 comlheres para 5 litros de agua e 4 de hipocloreto de sodio

Unknown said...

Olá.

Este post é antigo, mas aí vai minha colaboração: estou usando água sanitária para tratar piscina pequena (1000L), por enquanto tem funcionado bem e sem problemas para as crianças. A quantidade é 60ml para cada 1000 litros. Diminua se a piscina não estiver muito cheia. Abraços e bom verão! Jeffo.

Mundo moderno said...

não não pode cloro líquido é hipoclorito de sódio e o sólido é um conjunto de outras coisas.