Monday, April 15, 2013

Contém tartrazina

Tenho alergia a um corante com o nome de amarelo de tartrazina.
Minha primeira reação alérgica foi quando tomei uma coristina D e fiquei completamente afônica e com o rosto todo inchado. Desconfiei de alergia ao AAS, mas marquei o nome do corante na memória por causa do alerta da embalagem "Este medicamento possui o corante amarelo de tartrazina que pode causar alergia". Pena que a mensagem de alerta é obrigatória apenas nas embalagens de medicamentos.

Em outubro do ano passado foi aprovado um projeto de lei para que as embalagens dos produtos alimentícios ressaltem que há tartrazina na composição, da mesma forma como já se faz com o glúten. Atualmente, os produtores apenas são obrigados a citar o produto na lista de ingredientes.


Prestando atenção aos produtos que eu consumia na época, fiz uma listinha de produtos alimentícios que possuem o corante tartrazina:
- Doritos,
- Sorvetes de passas ao rum, de creme, de maracujá, abacaxi, etc. de várias marcas
- Gatorade, Energil, Tang, Clight
- Bolinho Ana Maria, Bolinhos e pudins prontos de baunilha
- Gelatinas de tangerina, limão, laranja, abacaxi e até a de uva da Royal tem esse corante! Me expliquem como que se coloca corante amarelo para resultar em roxo?!

A lista é longa e faz tanto tempo que não consumo essas coisas que agora não me recordo os nomes.
Depois que tive que ir para o hospital por causa de meia garrafinha de Gatorade, comecei a levar a alergia a sério e cortei de vez qualquer coisa que pareça ter corante da minha alimentação. Em restaurantes com sobremesa grátis, nunca como a gelatina ou o pudim. Se me oferecem bolo, pergunto quem fez e, se for comprado pronto, não como. Prefiro dar uma de antipática do que ter outra crise feia.



E depois que eliminei totalmente os alimentos com tartrazina da minha dieta... eis que um belo dia acordo com o rosto inchado e com a pele toda manchada: cheia de pintinhas roxas. O que será que me deu alergia? Não comia nada com corantes há meses, não tomei nenhum remédio diferente, não havia nada do que eu pudesse desconfiar.

No dia seguinte as manchas tinham ido embora e, quando fui lavar o rosto, resolvi ler a embalagem do sabonete líquido da Neutrogena que tinha comprado. Lá estava ele, disfarçado entre os ingredientes, com o discreto nome de CI19140.
E depois que descobri que CI19140 era o mesmo que tartrazina, comecei a olhar também os produtos cosméticos e outros produtos de higiene e então percebi que escapar do tartrazina seria muito mais difícil do que eu podia esperar: tenho que ler os ingredientes de todos os produtos antes de comprar algo diferente.

Aí vai uma listinha básica do que eu me proibi de comprar (vou complementar à medida que for lembrando):

Hidratante Victoria's Secret Vanilla Lace (chora, Grica, chora!)
Perfume Gabriela Sabatini
Hidratante Damasco e nozes da Natura
Toda a linha de maracujá da Natura (hidratante, óleo, condicionador, tudo!)
Hidratante Softlotion Pele Fresquinha da Johnsons
Deo colônia refrescante Energia da Johnsons
Xampu Óleo Nutrição da Dove
Xampu Johnsons Baby para cabelos claros (aquele verdinho de camomila - o para cabelos normais é amarelo, mas não tem o corante assassino!)
Xampu Palmolive Naturals Neutro
Xampu Garnier Frutics Liso Absoluto
Xampu Niely Gold Reparação intensa
Xampu Seda (vários: Keraforce, Chocolate, Guaraná, Crescimento fortificado, Revitalização e reposição de massa, etc.)
Xampu Elseve Liss Intense
Xampu e condicionador para cabelos secos Herbalife
Toda a linha Morning Energy da Neutrogena
Sabonete Protex ultra em barra
Sabonete Protex Erva Doce líquido
Sabonete em barra da linha aquarela da Yes cosmetic (todos, exceto o de amora)
Sabonete PomPom de glicerina
Sabonete líquido Granado para bebês (esse vou até deixar a foto porque quase comprei por ter na embalagem a palavra "hipoalergênico" - cara de pau! mandei mensagem para a Granado para alterarem a fórmula ou a embalagem. Isso é propaganda enganosa!)
Xampu Huggies Turma da Mônica de Camomila (outro que traz a informação de que é hipoalergênico, mas tem tartrazina na fórmula - mandei mensagem para a Huggies também)
 



 

Enfim, a lista é quase infinita e se alguém lembrar de outros produtos com este corante, pode deixar o alerta nos comentários.

60 comments:

Anonymous said...

meu filho de 10 anos apresentou uma grave reaçao alergica apos tomar paracetamol que ele ja havia tomado antes,agora passar por exames.e o vilao parece ser esse tartazina também. agradeço sua dicas e boa sorte.

Anonymous said...

Agora eu pergunto... pra quê colocar corante num comprimido?

Grixx said...

Dipirona sódica, diclofenaco sódico, paracetamol e outros medicamentos amplamente usados têm várias versões com tartrazina. É necessário cuidado na hora de comprar.

Anonymous said...

Obrigada pelas informações ajudam muito a quem tem essa alergia, também tenho essa bendita alergia, e o que o médico me recomendou a evitar qualquer tipo de alimento industrializado amarelo, verde e azul. Pois podem conter o tartrazina, e o corante azul brilhante normalmente contem na formulação o tartrazina.

Anonymous said...

Os aromatizantes e vários outros corantes diferente até mesmo o roxo, são combinação com o amarelo que contém tartrazina, por isto todos são alergênicos. O amarelo é a base de outras cores, eles fazem isso na industria, uma mistura.

Anonymous said...

Os aromatizantes e vários outros corantes diferente até mesmo o roxo, são combinação com o amarelo que contém tartrazina, por isto todos são alergênicos. O amarelo é a base de outras cores, eles fazem isso na industria, uma mistura.

Adriana said...

Comecei a ter alergia agora da tartrazina. E para minha infelicidade, há também na Fanta maracujá, em alguns esmaltes azuis, amarelos e verdes (chorei).

blog and sisters said...

Adorei a lista,vou cortar tudo do meu dia a dia,estou com urticária quase morrendo. Obg

CharlesRR said...

Olá... tbm descobri essa alergia, recentemente.
Ouvi dizer que, além dos industrializados, há também produtos naturais que temos que evitar... como algumas frutas: abacaxi, limão, morango, pêssego. Sabe algo sobre isso?
obrigada

Unknown said...

Olá, gostaria de saber se você tem algum problema com creme de cabelo ?
Não posso passar nada por cima do meu cabelo e queima.
gostaria de saber o que você usa nos seus cabelos?

Beijos

Anonymous said...

Caldo de galinha e caldo de carne também possuem muito corante amarelo. Cuidado também com chás em saquinho; alguns possuem corante.

Unknown said...

vitamina E também tem tartrazina...tomei um só comprimido e fiquei com urticarias em todo o corpo ;principalmente do rosto.

Grixx said...

Thais: vou ser sincera: uso xampu e condicionador infantil de framboesa da Barbie (Biotropic) rs. Uso em mim e na minha filha e, por enquanto, não tivemos nenhuma reação. Quanto à hidratação, faz tempo que não faço nada no meu cabelo, então não saberia te recomendar algo.

Charles: nunca ouvi falar em associação de alergia ao tartrazina com reação alérgica a frutas. As frutas que você mencionou são consumidas aqui em casa tranquilamente.

Telma Maria said...

tbem sou alergica a tartrazina e tenho reação alergica a uva, morango, framboesa, cereja, pessego, damasco, amoras e todos os derivados(compotas)

Marcio M. said...

Telma Maria, vc se refere as frutas in natura?

Tereza Santos said...

Geeeeente do céu, tô com vontade de chorar, kkk. descobri ontem que tenho alergia a Tartrazina, e vim pesquisar sobre. Vou ter que parar de comer um mooonte de coisa que amo :( To com urticária e o médico falou que é reação a esse corante, to quase morrendo. Vou cortar TUDO !

Carolina Fernandes said...
This comment has been removed by the author.
Carolina Fernandes said...
This comment has been removed by the author.
Carolina Fernandes said...

Sua história parece com a minha, a minha primeira crise tbm foi ao tomar medicamentos e pastilhas valda pra gripe que só me fizeram piorar, e depois tive muita coceira quando usei o protex erva doce, sem contar que sempre passava mal quando era criança e alguém de dava a maldita novalgina, só depois liguei as crises ao corante que estava em todos os produtos que me faziam mal. Sempre que é amarelo ou verde eu já evito, mas msm assim sempre leio o rótulo. A fanta uva e kuat tbm me faziam ter reações e ambos apesar de não serem amarelos contem tartrazina, por isso, se for colorido e industrializado tem que ler o rótulo

Nadir said...

Porque não proíbem a tartrazina?

Unknown said...

Salsicha tb tem esse corante?

Anonymous said...

recentemente descobri q tenho alergia a tartrazina, e a outros corantes. Sem contar a glutamato monossodico e sulfitos.
Estou desesperada pq naum sei o q posso comer agora.

Unknown said...

Pessoal, também descobri essa alergia no dia em que comi salsicha e a coisa foi piorando a cada dia. O corante caramelo IV também é prejudicial além de cancerígeno, está presente na Coca-cola entre outros... Tomei um multivitaminico chamado Vytinal e fiquei toda empipocada e me coçando, isso que eu já estou esperta com a alimentação por causa da Tartrazina maldita!!! Aí eu pergunto, como saber exatamente alergia a quais corantes eu tenho exatamente? Porque minha médica falou que não existe exame para detectar a fonte.

Unknown said...

Estava com Gripe a 4 dias com garganta ruim etc. no 5 dia tomei apracur. E pronto! Resolveu no dia seguinte, qndo tomei o segundo, me deu dor de cabeca e logo empolei o corpo todo. Qnd vi q tinha o corante tartrazina. Massa agora 72h ate ser absorvido e expluso do organismo. Empolando de 4h em 4h. Essa m***da coça.

Unknown said...

Sofri vários ataques alérgico grave, de parar no hospital.
Descobri ki além de td os corantes amarelos disfarçado, o tartazina ainda sofro de urticaria nervosa crônica, oy seja dependendo do meu emocional ela ayaca mas forte.
Terrível.

Angel May said...

As frutas in naturais não dão alergia.

Unknown said...

Descobrir hoje que meu filho tem alergia a esse corante e a ovo ainda tô um pouco perdida

Unknown said...

Descobrir hoje que meu filho tem alergia a esse corante e a ovo ainda tô um pouco perdida

Su said...

Precisamos ter muito cuidado, pois até a Mostarda que colocamos no cachorro quente, tem a Tartrazina.

Anonymous said...

O suco del valle de uva também tem. Quando tomava ficava com o braço cheio de carroços e o rosto coçando muito.

Unknown said...

Meu filho foi diagnosticado alérgico a corante Tartrazina tbm em grau medio(++), e a cacau(++), espero q nao deprima de vez. Ha anos apresenta alergias respiratórias e cutânea. Adora chocolates, Paes, alguns refis, tudo restrito agora. Perfumes e sabonetes já não usava mais.
As sinusites e rinites são frequentes, urticárias tbm. Muito chato isso.

Silvana sambia said...

Boa tarde...
A um tempinho descobri que o meu filho tem alegia a tartazina estou na faze de readaptação alimentar, muito difícil achei estranho quando descobri que a fanta uva tem tartazina e a fanta laranja não, estou lendo tudo que é rótulo e bulas pra descobrir o que pode e o que não pode.

Silvana sambia said...

Boa tarde...
A um tempinho descobri que o meu filho tem alegia a tartazina estou na faze de readaptação alimentar, muito difícil achei estranho quando descobri que a fanta uva tem tartazina e a fanta laranja não, estou lendo tudo que é rótulo e bulas pra descobrir o que pode e o que não pode.

LILIANE RODRIGUES MACANONI said...

Acabamos de descobrir que nosso filho tem alergia a tartrazina, após ter tomado o antibiótico Cefalexina... Tadinho! Só 1 ano e 7 meses e todo empipocado! Já iniciamos o antialérgico. Observando todos os ingredientes de alimentos e composição de medicamentos também...
#Chato!

Unknown said...

Exame de sangue detecta sim!

Anonymous said...

Eu já sabia da reação alérgica por causa da alergia a Aas, mas só lembrava quando tomava paracetamol. Ontem comi um doritos e a alergia foi imediata, não deu tempo nem de terminar de comer. Só agora que imaginei ser causada pelo salgadinho, deu asma e dor de cabeça.

Anonymous said...

Estou desapontada com seu comentário e sua lista. Meu bebê desde de que nasceu vinha apresentando manchas no corpo até então era calor usei tantos remédios pra calor. Até que fiz exame por que meu coração dizia que tinha algo errado e puts la deu a alergia ao corante amarelo.
Fiquei tão sem chão que cheguei em casa e joguei tudo fora, meu bebe logo ele. Mas ai as manchas e a coceira não passava e elas inchavam e hoje graças ao seu comentário descobri que eu estou trazendo pra casa produtos com essa merda. Não sei por onde começar e meu Deus quais produtos não tem essa merda desse corante?.
Obrigada pelas dicas e Deus te abençoe.

Anonymous said...

Minha filha está com esofagite devido a alergia alimentar, porém ainda não descobri do que ela tem alergia.. Mais em Dezembro (qdo apareceu os sintomas) ela consumiu uma quantidade razoável dos produtos FINI e vi que quase todos contêm tartazina. Ainda vai fazer os exames semana que vem pra confirmar, mais foi a única coisa que comeu diferente na sua alimentação na época...

Unknown said...

Olha boa noite, pois esse corante aí está presente em coisas que vc nem imagina viu, e nem precisa ser amarela trabalho ter a tartrazina, as balas, pirulitos, enlatados é embutido, salgadinhos, medicamentos, em refrigerante, o único refrigerante que não tem é só o sprite, champoo, maquiagens, sabonetes, até Baton pode conter tartrazina, eu já vou com uma lupa para o mercado KKK é muito difícil detectar com facilidade, as vezes ela aparece como cl19140 principalmente nos champoo e maquiagem, as vezes por ins 102 aí corre porque é tartrazina kkk

Unknown said...

Olha boa noite, pois esse corante aí está presente em coisas que vc nem imagina viu, e nem precisa ser amarela trabalho ter a tartrazina, as balas, pirulitos, enlatados é embutido, salgadinhos, medicamentos, em refrigerante, o único refrigerante que não tem é só o sprite, champoo, maquiagens, sabonetes, até Baton pode conter tartrazina, eu já vou com uma lupa para o mercado KKK é muito difícil detectar com facilidade, as vezes ela aparece como cl19140 principalmente nos champoo e maquiagem, as vezes por ins 102 aí corre porque é tartrazina kkk

Anonymous said...

Descobrimos a reação alérgica na nossa filha de cinco anos , quando ela ainda tinha meses e da mesma forma,demos paracetamol pra febre e descobrimos alergia. Por causa do tartrazina.

Adria said...

Seria muito bom se pudessepud fazer um grupo para nós ajudarmos com informações ,porque as vezes a pessoa acaba descobrindo as demais coisas que tem essa maldita tartrazina , daí um já ajudava os outros trocando informações! Já li também que até em roupas e lençóis pode conter a tartrazina !

Anonymous said...

Descobri recentemente alergia a tartrazina, entre todas as coisas o que tem me encomodado muito é nao achar esmaltes... nao consigo achar esmaltes livres de cl 19140. Alguém para me recomendar uma marca?!

Anonymous said...

Boa noite! Morango pode d
ar alergia, bom evitar até os 02 anos.

Unknown said...

Gente... sabe o que não tem corantes e nem dão alergias? "Comida de vó"!! Sabem?! Aquela com tudo o mais natural e sem aditivos químicos possível?!
Já repararam que além dos medicamentos com esse corante, a maioria está reclamando dele, nos produtos alimentícios (que não são a mesma coisa que ALIMENTOS)...
Infeliznente a modernidade e a praticidade são facas de dois gumes... o melhor mesmo é voltarmos o qto antes a cozinhar como as nossas avós!! 🤷‍♀️

Unknown said...

Amoxicilina com corante

Amanda Siqueira Galindo said...

Minha filha tbm tem aos dois.... Tbm estou perdida

Unknown said...

Minha nossa estou horrorizada com esse corante maldito! Meu filho de 7 anos tem alergia a tartazina e carmim( amarelo e vermelho) já saímos com ele nos braços desfalecido por causa de uma mortadela q comeu ele esrava com 5 anos e agora con 7 tmbm levamos ele pra emergencia por causa de um bolo de chocolate q comeu numa festinha...o paracetamol dele é manipulado
Ou melhor todo medicamento dele é manipulado...só peço a Deus q o proteja dessa alergia pois tenho muito medo de perde-lo.

Tamara said...

72 horas???? Sério? Mesmo tomando anti-histamínico? Ferrei-me!!! 😭

Tamara said...

O que dá a alergia é o pesticida, não a fruta em si. 😣

Unknown said...

Meu Deus,minha filha também ..nasceu com intolerância à caseina, depois passou p a lactose e agora este corante ! Poxa foi tão grave a reação que quase teve edema de glote..tomou um pasalix que já estava abtuada a tomar + desta vez veio c a coloração muito alaranjada!

Emilia Bia said...

Desde pequena tive alergias horriveis,mas há pouco tempo fui tomar um aas e quase morri, cheguei a vomitar sangue....em 2012 fui tratar de uma pequena infeção urinária e no antibiotico tinha esta maldita tartrasina....fui parar na UTI em choque.......há poucos dias com visitas em casa comecei a comprar e consumir broa de milho de padaria.......comecei a coçar subia uns vergões...e por fim me fechou a respiração.....fui tirando td que achava estar me fazendo mal.....por fim percebi que era o corante tartrasina da broa de milho.....tá dificil.....temos que ficar vigilante pois isto é um verdadeiro veneno...

Unknown said...

Descobri a poucos dias alergia a esse corante tartrazina, também ao vermelho e também ao chocolate. Estou louca já olhando os rótulos. Não fico empolada. A reação que tenho é um tipo de taquicardia, e fico um pouco inchada. Tomei suco de limão(natural) e tive os mesmos sintomas. Tem que se fazer uma proibição para esses corantes em medicamentos e alimentos. Estou até com medo de comer as coisas. Vou a festas de aniversários e não como é nem bebo nada.

Unknown said...

Descobri a duas semanas que minha menina de 5 anos tem alergia a tartazina e mudamos toda nossa rotina de alimentação em prol dela...pesquisamos muito e fizemos um cardápio bem variado com frutas,verduras e legumes...Tbm fazemos yogurte com kefir,queijo,creme de leite com castanha de caju,leite condensado caseiro e muitas outras coisas de acordo com o que ela possa comer...e ela vem se adaptando bem...

Unknown said...

Também tenho alergia ao corante amarelo de tartrazina!É um corante que já foi proibido em vários países!Se come..,se toma qualquer coisa, "pisando em ovos"! O importante é ler o rótulo,ou buscar no Google! Não se pode basear pela coloração!Aos alérgicos que gostam de Brigadeiros de aniversário...Cuida do!! O granulado de ( sabor chocolate ) ,contém tartrazina!!Façam listas ... busquem informações!É complicado, mas precisamos nos proteger!! Um abraço! Valéria

Ana said...

Eu sabia que tinha alergias ao corante amarelo, mas era só coçeira e diarréia, como tbm tenho alergia ao iodo e tenho intolerancia à lactose. Faz duas semanas que tomei um xarope, expectorante, que dizia: sabor caramelo. Tomei 5.ml, metade da dose indicada, tive uma crise de asma. Após oito horas tomei mais 5 ml. Tive uma parada respiratória, desmaio e tati a cabeça. Parei no hospital. Ainda estou em recuperação, devido a queda e a asma (que ainda não aliviou bem). Agora temho medo de tudo que tem coloração amarela

Ana said...

Sempre soube que tinha alergia ao corante amarelo, presente em alguns medicamentos e alimentos, mas nada que não passasse de urticária, no caso da salsicha, diarréia com caldos de galinhas e derivados. Os medicamentos causavam inchaço no rosto e garganta. Mas faz duas semana que tomei um xarope que dizia: sabor caramelo. Tomei metade da dose, 5 ml, e comecei a ter uma crise de asma. Oito horad após tomei mais 5 ml. Tive arritimia cardiaca e parada respiratoria. Com o desmaio bati a cabeça. Depois de reanimada vomitei uma pasta amarela (três dias depois ainda a minha língua ficava grossa de uma gosma amarela). Foi encaminhada ao hospital. Ainda estou me recuperando, devido a pancada na cabeça e a asma. Foi horrível. Tenho medo de comer qualquer coisa que tenha a cor amarela. Essa tartrazina é um veneno!! Tem de ser proibida! Nos EUA e Europa é proibido.
.

Unknown said...

Sou alérgica a tartrazina e a frutas também manga,maracuja etc...😭

Unknown said...

Esse mês fui ao hospital cinco vezes com edema de glote, mesmo tomando antialérgico. Ontem descobri que pode ser da tartrazina. Usava muito açafrão no arroz, tablets de caldo de galinha, sabonete líquido com esse corante também. Acho que por isso não melhorava.

Anonymous said...

Esse corante tem que ser proibido!!!!!