Monday, July 18, 2005

Formigas

Há quanto tempo você briga com as formigas? As formigas que vivem dentro de casa e atrapalham a vida da gente são pragas: formiga Argentina, Lavapé, Fantasma, Carpinteira e Faraó.
O pior, é que só cinco por cento delas saem dos ninhos para buscar comida. Sempre são as mais experientes. Os 95% restantes nem são vistas dando bobeira. Elas ficam executando as tarefas dentro da colônia. Esse é um dos motivos pelos quais é tão difícil acabar com as formigas caseiras. Principalmente com as tradicionais armas químicas. Elas somem com o cheiro e depois voltam. Quando você joga um spray, mata o que está do lado de fora. As de dentro percebem o cheiro e infestam locais não infestados. Para sobreviver num ambiente hostil, o inimigo nosso de cada dia desenvolveu estratégias sofisticadíssimas: diminuiu de tamanho para poder passar em qualquer bloqueio; ao invés de uma rainha por ninho, deslocaram várias para assegurar a reprodução; por fim, se tornaram muito mais agressivas, não tolerando outras espécies de formigas.
Para minimizar o problema, algumas dicas podem ajudar.

Para evitar a infestação em casa:

- Evitar que farelos e restos de alimentos caiam no chão;
- Louça suja não deve ficar de um dia para o outro na pia;
- Aparelhos eletrônicos que possuírem ninhos devem ser abertos e retirados mecanicamente, sem o uso de produtos químicos;
- Consertar falhas na estrutura da casa como rachaduras e frestas de azulejos.


Para diminuir o número de formigas:

- Marque com uma caneta, todos os buracos onde você ver a formiga entrando. Faça uma mistura de água com detergente e injete, com a ajuda de uma seringa, em todos os buracos que você marcou.

- Inseticidas em spray não funcionam com as formigas pois elas percebem o cheiro e fogem para um local bem seguro onde possam proteger as demais formigas. Isso piora a situação, pois elas se espalham em grupos, dividindo a colônia. As formigas Lavapés que vivem no jardim são benéficas, pois se alimentam de outros insetos, protegem as plantas e limpam o jardim.


Depois de diminuir a infestação:

O melhor meio de afastá-las é fazer um sachê com cravos-da-índia e colocar próximo ao açucareiro, no armário infestado onde elas costumavam aparecer. Formigas odeiam esse cheiro.

Uma coisa é fato: é impossível acabar de vez com todas elas.

2 comments:

Anonymous said...

Já estou fartinha das formigas,já tentei de tudo! Mas a minha casa deve ter algo k elas adoram

Tiago Motta said...

ja achei formiga até no saleiro, armario de copos de vidro!!!!socorro