Monday, July 18, 2005

Pequenos truques de cozinha

- O filtro de papel para café também são ótimos para coar o óleo usado em frituras.

- Medir ou pesar corretamente ingredientes é a chave do sucesso de uma receita, os ingredientes secos só devem ser medidos depois de peneirados.

- Se a comida salgou, não se alarme. Pingue algumas gotas de limão e deixe fervendo um pouco mais. Acrescentar uma colherinha de açúcar e outra de vinagre também resolve. No caso de ensopados ou pratos com molho, coloque uma batata sem casca para cozinhar junto e acrescente um pouco de água. Abatata 'chupa' o sal e um pouco da água.

- Queimou a comida? Cubra a panela com um pano e coloque-a em um recipiente com água fria por 10 minutos. Depois mude o conteúdo de panela. A mudança de temperatura faz o gosto desaparecer.

- Para que os pastéis fiquem sequinhos coloque na massa 1 colher (café) de vinagre.

- O fato de seus convidados estarem um pouco atrasados para o jantar não tem grande problema. Mas e o suflê que já está no forno? Sua aparência, é claro, não resistirá por muito tempo depois de pronto. Faça o seguinte: assim que estiver cozido, proteja-o com papel de alumínio e deixe no forno (que ainda estará quente), mas com a portinha aberta.

- As panquecas ficam mais leves, quando se acrescentam algumas colheres (de sopa) de cerveja à mistura.

- Água quente: agrega-se uma colherinha de sal grosso na água fervente, isso a manterá quente por um espaço longo de tempo.

- Quando for utilizar creme de leite fervido, use uma colher de fermento em pó para o creme de leite não talhar.

- Para que o mel não grude na colher, molhe-a antes com água quente.

- Para que a massa de pastel fique mais fácil de abrir, use leite em vez de água, manteiga em vez de banha e uma gema no lugar de um ovo inteiro.

No comments: